Lista das empresas privatizadas por Serra e FHC. Ele vendeu o Brasil.

55bb1-fhc-zc389serra-privatizac387c383o

Lista das empresas privatizadas por Serra e FHC.

images

O que disse FHC para Serra: “É preciso dizer sempre em todo lugar que esse governo não retarda privatização, não é contra NENHUMA PRIVATIZAÇÃO, e vai vender tudo o que der para vender”, mostra também que José Serra garante a privatização da Vale do Rio Doce:
“A descoberta dessa mina não altera em nada o processo de privatização. Só o preço, que poderá ser maior.”

Bomba.HADDAD PEDE AO STJ JULGAMENTO DO 'MENSALÃO' TUCANO.

Relação de empresas estatais brasileiras, privatizadas (entregues) pelo do governo neoliberal de FHC e José Serra, junto com governos estaduais da época, principalmente o do ex-governador Geraldo Alckmin:
  • AES SUL (CEEE Distribuição) – vendida para a empresa americana AES;
  • BANDEIRANTE Energia – vendida para o grupo Português EDP;
  • CELPE – vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
  • CEMAR – vendida ao grupo americano Ulem Mannagement Company;
  • CESP TIETE – vendida para a empresa americana DUKE;
  • CETEEP – vendida para a empresa estatal Colombiana ISA;
  • COELBA – vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
  • CONGÁS – vendida ao grupo britânico British Gas/Shell;
  • COSERN – vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
  • CPFL – vendida para o grupo brasileiro VBC;
  • ELEKTRO – vendida para a empresa americana ENRON;
  • ELETROPAULO – vendida para a empresa americana AES;
  • ESCELSA – vendida ao grupo português GTD Participações, juntamente com o consorcio de Bancos Iven S.A;
  • GERASUL – vendida para empresa Belga Tractebel;
  • LIGHT- vendida ao grupo francês e americano EDF/AES;
  • RGE – vendida para o grupo brasileiro VBC;
  • BAMERINDUS – vendido ao grupo britânico HSBC;
  • BANCO BANESPA – vendido ao grupo espanhol Santander;
  • BANCO MERIDIONAL – vendido para o Banco Bozano;
  • BANCO REAL – vendido ao grupo ABN-AMRO, hoje sob o controle do grupo Santander;
  • BEA (Banco do Amazonas S.A.) – vendido ao Bradesco;
  • BEG (Banco de Goiás) – vendido ao Itaú;
  • CARAIBA – Mineração Caraíba Ltda;
  • CIA. VALE do RIO DOCE;
  • PQU (Petroquímica União S.A);

- Empresas de Telecomunicação do grupo TELEBRAS:

EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA. A maioria vendida a grupos internacionais: espanhol, italiano, mexicano e, algumas a um grupo brasileiro.

O que foi exposto ilustra claramente qual é a política econômica a ser adotada, caso José Serra seja presidente. Uma política de venda do patrimônio público, sem nenhum pudor.

Se Serra for o próximo presidente poderá bater o martelo para vender o que restou de nossas empresas:

  • Petrobras;
  • BNDES;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Furnas;
  • Chesf;
  • Eletronorte;
  • Eletrosul, dentre outras.
Ele só precisa de mais quatro anos de governo para concluir o serviço que começou com o governo FHC.
globo folha
As privatizações comprovam que eles são os entreguistas do Brasil.
Veja tambem:
About these ads

18 Respostas para “Lista das empresas privatizadas por Serra e FHC. Ele vendeu o Brasil.

  1. Maria Aparecida

    Tem que privatizar mesmo, o estado não tem que arcar com despesas do povo, o que o governo tem que fazer é dar condições de trabalho para o povo e não esta disputa do trabalhador de ser funcionário público.

    • Ficoiu doida, privatizar é a pior coisa, deus me livre o PSDB de volta ao governo, viva o PT.

    • me perdoe mais a senhora é uma ignorante

      • ignorante é vc, que não sabe o que é perder o emprego. O pão de cada dia, será que vc não percebeu que com as privatizações aumenta o desemprego??? E outra na época o sr FHC não fez nada para criar mais empregos com essas privatizações, ele até chamou os aposentados de vagabundo. PSDB é partido de rico e quem vota nele esse sim é um ignorante.

  2. pense dona maria aparecida…

    1- o recurso explorado é do brasil, a população favorecida pelo produto é a nossa, porque dar o lucro para empresa estrangeiro? tem que ficar com o governo para continuar investindo aqui.
    2- privatizar nao é garantia de melhorar o serviço… muito pelo contrário,,
    (hoje a telefonia evoluiu muito, mas é campeã de reclamação disparada, seja telefonia fixa ou móvel….. adianta ?)
    3- a culpa nao é ser estatal,, é ser má administrada….
    4- espero que vc nunca faça concurso publico para PETROBRAS ou ELETROBRAS ou qualquer outra empresa estatal ou de economia mista…

    concurseiro e funcionario publico que vota no psdb é louco…..

  3. Privatização Já!!!! Quando o Estado administrava tudo os serviços eram de péssima qualidade. O Estado era inchado. Ninguém no mundo mais defende um Estado tão engessado assim. Essa mentalidade de amor ao Estado é um atraso… Esse tipo de ideologia é coisa do passado. No mínimo quem fez este post é um pobre jovem idealista perdido no tempo e no espaço. Vá ler, livros, jornais, assistir TV… Vá descobrir que os setores privatizados oferecem hoje melhores serviços ao povo. Há uma pergunta que é justa entretanto ser feita: Onde foi parar o dinheiro das privatizações? Do mais, só alegria nesse país que só cresce. Nosso amigo Lula também privatizou… Privatização não é legenda partidária, é necessidade. Engulam isso!!!! Não tem volta!!!!!

    • No mínimo um burro, pois no tempo do sistema telebras não tínhamos reclamações da telefonia. Agora é só o que se ove. E o pior o preço é o mais caro do mundo, Maldita burrice,

      • Filipe Bento

        No tempo do sistema telebrás quantas pessoas tinham telefone? foi em 1998, ridicula tua comparação. segundo, se n fosse privatizado, tu estarias falando com um tijolo pendurado no ouvido até hoje, e tua mensalidade seria toda utilizada para pagamento de mensalão.

        abraço

      • Não tinham reclamações, porém poucos tinham condições de ter uma linha de telefone fixo, e menos ainda telefones portáteis.

  4. E agora, o que irão privatizar?

  5. O Sr Rodrigo esqueceu alguns detalhes:
    - o valor desses serviços são os mais caros do mundo em termos relativos;
    - a balança de pagamentos que se refere a entrada e saída de dinheiro no país inverteu-se negativamente;
    - nada justifica o fato de empresas terem sido vendidas em alguns casos pela sexagésima parte do seu real valor, como foi o caso da Vale;
    - um país não se desenvolve se não tiver industrias nacionais de base e nós não temos mais;
    Obs.: quais são os serviços bem prestados a que se refere? No Brasil?

  6. Nós vivemos num estado Neoliberal, e o estado neoliberal prega a privatização das empresas.

  7. Em pleno governo Petista, estão julgando o mensalão, isto é muito importante. A pergunta é, por que no governo do FHC não havia CPI, e a compra da reeleição feita por eles que segundo informações foi de 2.000.000,00 para cada parlamentares e senadores. Acorda Brasil. Todos são iguais, não existem santinhos.

  8. Cássio Barbante

    FHC e Serra, viciados em dindim, agiram como os nóias que vendem a mobília, portas e janelas da casa para sustentarem o vício. Dentro da Lei atravessaram por debaixo dos panos dezenas de grandes empresas brasileiras. Com maioria no Congresso, não permitiram CPI’s. O contrário deu-se com o PT: minoria no Congresso, teve de arrumar fora da Lei ,dinheiro para os crápulas que só votavam com o governo se o dindim tilintasse. O PT só não se deu tanto mal nestas eleições por que, embora não tenhamos a inteligencia respeitada, possuímos alguma capacidade para interpretar as falas e os fatos. Memória: depois de vender barato o patrimônio público, um dos últimos atos de FHC ao final do seu governo foi tomar empréstimo com o FMI, quem se lembra? Pensando bem, o mensalão do PSDB (a mídia não comenta) para a compra do segundo mandato deu ao FHC e ao Serra a oportunidade de leiloarem o País, ao passo que o mensalão d’agora, alardeado pelos sete ventos da mídia, julgado e condenado às vésperas das eleições, fez possível no decurso do governo petista a própria governabilidade, que trouxe junto o progresso e fez a esperança de muitos materializar-se. Oposicionistas procuram ofuscar nossa visão de um melhor futuro, mas de verdade, vê-se uma luz no final do túnel. Cá fora, nos bares, nos becos, discutimos e concluímos que há virtudes em mau-feitos e muita sujeira em coisas feitas dentro da Lei e em nome dela. E os caras não se pejam! Fantasiados disso e daquilo outro, nunca se pejam! Travestidos, donos da informação e das verdades, enchem as mídias, a escrita e a falada, no vão afã de querer forjar opinião à marretadas. Como dizia Brizola: o povo está entre o diabo e o “coisa ruím”. No final das contas a gente acaba escolhendo o menos pior.

  9. E a cada dia que passa as notícias sobre a saúde financeria da Petrobrás são desanimadoras. A estatal vem acumulando prejuízos e perdendo preço de mercado já há algum tempo. Só que de uns meses para cá parece que ela está indo realmente para o buraco.
    A mistura de GERENCIAMENTO IDEOLÓGICO, CONTROLE DE PREÇOS NA BASE DA POLÍTICA BURRA E SAFADA, e o APARELHAMENTO DA EMPRESA que transformou a petroleira NO MAIOR CABIDE DE EMPREGOS PARA OS PETISTAS (NUNCA ANTES VISTO NA HISTÓRIA DESTE PAÍS), somada à alta demanda de combustíveis por conta do aumento desordenado da frota de veículos, transformaram a estatal em uma enorme dor de cabeça para a “gerente” da empresa Brasil. Se continuar nessa batida a Petrobrás vai de vez para o saco.
    Todo governo é mau gerente, não tem cacoete de empresário e invariavelmente transforma suas estatais em moeda de troca política para a perpetuação no poder. Mas nestes 10 anos de Governo dos “trabalhadores” a incompetência e o aparelhamento ideológico praticamente afundaram a empresa.
    Agora fico imaginando se o FHC não tivesse privatizado as teles. Estariamos certamente na base da internet discada, e com demanda maior que a oferta na telefonia. Um tipo de ‘apagão’ das telecomunicações. A maioria das empresas que foram privatizadas alavancaram seus lucros, melhoraram o atendimento e a oferta de seus serviços, estão gerando mais empregos e pagando mais impostos, e as estatais se arrastando na mesmice do pensamento burro e retrógrado do estado forte. Dando prejuízos, maquiando balanços e quebrando o herário.
    A Petrobrás tem duas saídas. A privatização, ou um GERENCIAMENTO sério sem a intervenção do Governo Federal. Iniciando com a demissão de todos os apadrinhados pendurados nas boquinhas políticas que transformaram a empresa em um poleiro de urubús que não servem para nada a não ser receber GORDOS SALÁRIOS e pregar a propaganda ideológica dentro da empresa. Se o governo do PT FAZ O QUE QUER a nível ESTADUAL, MUNICIPAL com a Saúde pública, contratando ONGS e OSCIPS que tem relação com o partido para contratar mão de obra de apadrinhados sem concurso público, não seria nada demais privatizar e salvar a Petrobrás.

  10. Só uma dessas empresas é federal: VALE. E mesmo assim foi vendida aos fundos de pensão com a condição do governo ficar com as ações Golden Share que dão direito a voto decisivo.

  11. Sandra Oliveira de Paula

    Só para lembrar há todos aqui.. Eu paguei R$ 4.000,00 num TELEFONE FIXO!!!! precisa falar mais alguma coisa!! Na materia acima ele diz que foram privatizadas 166 empresas em 10 anos!! O PT LULA e DILMA em 10 anos somentes os portos!! que diferença heim!! agora 166 empresas dando prejuizos de milhoes de reais POR DIA!!!!! e ainda falam mal do FHC e PSDB!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s