Portal comunique-se.Abril ” Folha” registrou a pior circulação média diária de jornais no ano.

Nem as mais de 10.000 assinaturas compradas pelo governo José Serra (PSDB/SP), da Folha e do Estadão, juntas, foram suficientes para reverter o quadro.

Mais 10 anos e a Folha atinge nosso objetivo: TIRAGEM ZERO!

Só não vai ser totalmente zero porque terão as 5 mil assinaturas do Serra, feitas sem licitação e sem desconto.

Credibilidade zero merece encalhar na banca! TIRAGEM ZERO NELES!

Do Portal comunique.

Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro

Abril registrou a pior circulação média diária de jornais no ano. Foram vendidos 4.171.249 exemplares, número 6,7% menor que no mesmo mês de 2008. Na média acumulada de 2009, a queda é de 3,8%.

A Associação Nacional de Jornais avalia que os números do primeiro quadrimestre do ano são reflexos da crise que afeta a economia em geral. O diretor-executivo da entidade, Ricardo Pedreira, lembra ainda que o ano de 2008 foi excepcional para o setor, o que afeta a comparação.

“É muito diferente da situação dos Estados Unidos, onde existe uma crise na indústria. Aqui, é evidente que se trata de um reflexo da situação da economia. É uma situação passageira”, diz Pedreira.

Queda de dois dígitos
Em relação a abril de 2008, algumas publicações apresentaram índice de redução de dois dígitos. A Folha de S. Paulo, por exemplo, teve circulação 10,84% menor. No Extra a situação foi mais dramática: a queda foi de 25,69%.

A situação foi parecida no Estadão (-16,93%), Meia Hora (-15,4%) e Diário Gaúcho (-13,24%). Da lista dos dez jornais mais vendidos do País, em relação ao mês de abril de 2008, apenas o Lance! e o Zero Hora apresentaram crescimento, 4,55% e 3,58% respectivamente.

Apesar do resultado negativo acumulado nos quatro primeiros meses do ano, a ANJ confia na recuperação do setor.

“De toda forma, eu acho que é possível, nos oito meses que vão se seguir, que a gente possa equilibrar e até ter algum número minimamente positivo”, projeta Pedreira.

Os números são do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

Veja a queda em dez anos.

Na noite desta terça-feira, a Record veiculou reportagem carregada de duras críticas ao jornal Folha de S.Paulo. O material classifica recentes matérias publicadas sobre a emissora com suposto tom “calunioso”,  “falso” e até “preconceituoso”.

O material de 7 minutos foi ao ar primeiramente no “Jornal da Record” e, posteriormente, reapresentado em outros telejornais. Segundo informou a Record, a veiculação se trata de um esclarecimento aos espectadores.

Além de desmentir o que foi publicado, a emissora buscou números para refletir a queda do famoso jornal brasileiro. Dados veiculados na reportagem, fornecidos pelo IVC – Instituto Verificador de Circulação, mostram que em 10 anos (1998 a 2008) a publicação de exemplares caiu de 513 mil para 299 mil. Panorama este, segundo a emissora, que reflete numa suposta crise de credibilidade do impresso.

Anúncios

2 Respostas para “Portal comunique-se.Abril ” Folha” registrou a pior circulação média diária de jornais no ano.

  1. Pingback: Como acabar com um jornal | O blog do Guaciara

  2. Pingback: A Falha da folha | ESTADO ANARQUISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s