Lava rápido.O caso da “venda” do banco Panamericano é exemplar.

f140b-silvio

Atenção Dilma!!! Atenção Policia Federal, Atenção Congresso Nacional.Caso Panamericano. Ah, se tivesse oposição. Bastava um deputado mais atuante. Um só era o suficiente. O caso da “venda” do banco Panamericano é exemplar:  1. SS disse que só vendeu” o banco, No final de 2010, quando o rombo anunciado era de 2,5 bilhões afirmou que teria de vender tudo o que tinha e mesmo assim não teria como chegar ao valor total da dívida;  2. Ontem, SS disse que “vendeu” o banco mas “somente” o banco. Como?  3. O rombo saltou em um mês de 2,5 bilhões para 4 bilhões, Como? Para onde foi esta fortuna?  4. E as auditorias do Panamericano, da CEF (que comprou um banco falido para entrar no “segmento popular”) e do BC? Nenhuma detectou o rombo?  5. Será que a CEF precisava mesmo comprar o Panamericano? E justamente em um ano eleitoral (2010)?  6. O banco Pactual disse que comprou o Panamericano por 450 milhões e que não assumirá nenhuma dívida de SS. Como?  7. Quem vai pagar os 4 bilhões? O tal Fundo Garantidor de Crédito? Piada. Vai, claro, ter dinheiro público. E muito.  8. Disse SS que “não deu prejuízo para ninguém”. E o rombo de 4 bilhões? É mera ficção contábil? E as empresas de crédito que foram fraudas?  9. Como SS conseguiu pagar um rombo de 4 bilhões entregando o Panamericano por 450 milhões? Resta fazer uma campanha para apoiar SS para ministro da Fazenda (melhor ainda: para presidente da República, como em 1989).  10. E o prejuízo da CEF? Quando comprou parte do Panamericano (basta pesquisar os jornais da época) tinha sido revelado que o banco ia mal das pernas.  Não custa imaginar o que faria o PT se estivesse na oposição tendo nas mãos um escândalo desta magnitude. Daí que não é exagero afirmar que este governo é melhor representante do grande capital financeiro (mais um dado: o Bradesco divulgou ontem o maior lucro da história. Lula estava certo: nunca na história deste país um banco teve um rombo tão grande.Vamos bater nessa tecla até justiça acordar e colocar toda quadrilha na cadeia.

Mais.

PanAmericano é chanado de uma “verdadeira organização criminosa”

A Polícia Federal (PF) classifica a cúpula do PanAmericano de “verdadeira organização criminosa voltada para a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional”. A PF sustenta que os dirigentes do banco teriam “participado ativamente da arquitetura, execução e posterior compartilhamento do montante obtido ilicitamente com a fraude”.

Segundo a PF, fraudes em operações do PanAmericano não foram detectadas pelos dirigentes que tinham essa atribuição porque a intenção seria “desviar dinheiro, lesar o sistema financeiro nacional e acobertar o esquema delituoso”. A PF avalia que a destituição, em 9 de novembro, de sete diretores do banco reforça os indícios de que estariam envolvidos em fatos ilícitos – ata da reunião do Conselho de Administração do PanAmericano, registrada naquele dia, anuncia o afastamento dos executivos.

A PF investiga violação aos artigos 4.º, 6.º e 10.º da Lei 7492/86 (crimes contra o sistema financeiro) – gestão temerária, indução de investidor em erro, inserção de elemento falso em demonstrativos contábeis, gestão fraudulenta, além de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Os dirigentes do PanAmericano estão sob suspeita de assumirem “inconsistências contábeis no valor aproximado de R$ 2,5 bilhões as quais seriam resultado de divergências entre as demonstrações financeiras e a real situação patrimonial da entidade”. Para a PF, fatos identificados pelo Banco Central não poderiam ter resultado de falhas nos mecanismos de controle implementados justamente “para detectar eventuais inconsistências contábeis”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s