Sensus frauda pesquisa para privilegiar Aécio Neves.Pitágoras Mundial.

Vox Populi confirma : Dilma lidera no segundo turno.

Minas Gerais já decidiu: Aécio Neves NÃO! Vídeo impressionante.

Uma semana após o pleito eleitoral que a consagrou como a candidata mais votada no primeiro turno, Dilma Rousseff lidera na pesquisa eleitoral. Na Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira (13) pela Record, a petista aparece com 45% das intenções de voto no segundo turno.

De acordo com os dados do instituto, o candidato Aécio Neves aparece com índices próximos aos da presidenta: 44% das intenções de voto. Foram contabilizados ainda 5% de votos brancos e nulos e outros 5% de indecisos.

Entre os votos válidos – onde não se considera os votos brancos, nulos e indecisos – os candidatos aparecem também com índices muito próximos. Dilma Rousseff lidera com 51% das intenções e Aécio aparece com 49%.

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Sensus frauda pesquisa para privilegiar Aécio Neves.Pitágoras Mundial.

A pesquisa criminosa  foi publicada em um  site de  um bandido condenado pela justiça a 10 anos de cadeia.

Sensus privilegiou cidades aecistas em pesquisa eleitoral.

Embora Dilma tenha vencido em 2 de cada 3 cidades brasileiras no primeiro turno, amostra escolheu municípios praticamente meio a meio.

iG Minas Gerais | Ricardo Corrêa e Lucas Ragazzi | 13/10/2014 17:43:29
ARQUIVO / O TEMPO

Dilma e Aécio apareceram tecnicamente empatados nas pesquisas Ibope e Datafolha

 

Depois de Ibope e Datafolha apontarem empate técnico entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo segundo turno, com vantagem numérica para o tucano, pesquisa Sensus publicada pela revista “Isto É” no último dia 11 apontou uma vantagem de 17 pontos do tucano sobre a petista, animando a militância tucana e deixando apavorados os apoiadores da presidente Dilma Rousseff.

Para tentar entender tamanha discrepância, o blog Olho Neles, do jornal O TEMPO, tentou analisar a base da pesquisa, com os únicos dados disponíveis no registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): os municípios pesquisados.

De acordo com as informações prestadas pelo instituto ao TSE, as entrevistas foram feitas em 136 municípios e a escolha das cidades a serem pesquisadas pode ajudar a explicar a divergência com os índices do Ibope e do Datafolha. O Olho Neles cruzou a votação dos municípios no primeiro turno com as cidades escolhidas pelo Sensus para sua pesquisa de segundo turno e chegou à conclusão de que, proporcionalmente, a base utilizada beneficiou cidades “aecistas”.

No primeiro turno, Dilma venceu em 3.648 municípios, enquanto Aécio ficou à frente em 1.821 cidades, e Marina obteve melhor votação em 99 municípios. Ou seja: Dilma venceu em 65,51% dos municípios, enquanto Aécio venceu em 32,70% e, Marina, em 1,77%.

No levantamento da Sensus, no entanto, das 136 cidades escolhidas, 66 deram vitória à presidente no primeiro turno, enquanto 61 deram vitória ao PSDB e 9 ao PSB. Portanto, na amostra do instituto, 48,52% das cidades foram “dilmistas” no primeiro turno, 44,85% foram aecistas e 6,61% preferiram Marina.

O caso fica nítido em Minas Gerais. No Estado, Dilma venceu em 640 cidades no primeiro turno, enquanto Aécio faturou em outras 213. Portanto, Dilma venceu em 75,02% das cidades, enquanto Aécio levou a melhor em 24,97%. O natural seria imaginar que a amostra, agora, contemplasse esse cenário. No entanto, entre as 15 cidades sorteadas pelo instituto para o levantamento do segundo turno, nove foram “aecistas” (60% do total) no primeiro turno, e apenas 6 foram “dilmistas” (40%).

Embora Minas tenha 853 municípios e São Paulo possua 565, foram ouvidos moradores de 15 cidades mineiras, e 23 cidades paulistas. Por lá, a vitória de Aécio foi bem maior.

Os dados disponíveis não permitem saber a distribuição dos eleitores ouvidos em cada cidade, não sendo possível saber quantas pessoas foram entrevistadas em São Paulo (maior eleitorado do país) e quantos foram ouvidos em Minas (segundo maior colégio eleitoral).

Outro lado

Questionado como é feita a escolha dos municípios a serem pesquisados, o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, afirmou que a escolha é feita através do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT). Ele disse que há uma boa distribuição pelo Brasil, de forma diversificada.

Ricardo Guedes ainda negou que a pesquisa tenha sido vendida para a “Isto É” após ser realizada. No TSE consta que foi o próprio instituto Sensus que pagou pelo levantamento, depois divulgado pela revista semanal. Segundo Ricardo Guedes, trata-se de uma “parceria”.

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